sexta-feira, 5 de abril de 2013

VI Seminário Estadual de Agroecologia


        O nosso planeta, e todos os seus habitantes, estão numa encruzilhada: de um lado, seguimos reféns de uma proposta de desenvolvimento excludente que está a serviço do capital, que esgota e agride a Terra, nossa “Casa Comum”. De outro lado, repensamos esse projeto e ousamos construir e fortalecer um novo, a favor da mãe terra, geradora da vida, e de todos os seus filhos.
        No Brasil, o consumo dos agrotóxicos não para de aumentar, ano após ano batemos recordes, e já somos penta-campeões mundiais nesse trágico quesito. A terra recebe uma carga pesadíssima de substâncias tóxicas e mortíferas, que contraditoriamente são usadas para produção dos alimentos que vão chegar à mesa de cada ser humano para proporcionar vida.
        Mas há outro caminho, outra proposta. Ela não é uma simples alternativa, mas uma realidade que melhora a vida de quem produz e de quem consome; de cada família do campo e da cidade. Este caminho estratégico é a agricultura agroecológica.
       Neste VI Seminário Estadual de Agroecologia (SEA), buscaremos reunir comunidades, agricultores e agricultoras, técnicos e técnicas, estudantes, docentes, organizações sociais e agentes públicos, com suas experiências e estudos, para aprofundar e fortalecer esta forma de produção e organização que respeita a terra, a vida, e que garante a soberania dos povos e o desenvolvimento verdadeiro: não aquele que mata, mas que cuida.
       Esperamos você para partilhar experiências de vida e caminhar na construção de uma agricultura de base ecológica, contribuindo na construção de um mundo melhor para todos os homens e mulheres, outro mundo possível, necessário e urgente!

Comissão Organizadora VI SEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário